São Miguel Arcanjo: São Miguel Arcanjo na Igreja Católica

São Miguel Arcanjo na Igreja Católica

Os católicos romanos e os ortodoxos geralmente se referem a Arcanjo Miguel como "São Miguel", um título honorífico cuja origem não foi uma canonização. Ele é geralmente nas litanias cristãs como "São Miguel Arcanjo". Os ortodoxos adicionalmente o chamam de "Archistrategos" ou "Comandante Supremo das Hostes Celestiais"

Nos ensinamentos católicos, São Miguel Arcanjo tem quatro papéis principais:

O primeiro é como comandante do Exército de Deus e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os hostes infernais. Ele é visto como um modelo angélico para as virtudes do "guerreiro espiritual", em guerra contra o mal, por vezes também visto como sendo a "batalha interna".

O segundo e o terceiro papel de Miguel lidam com a morte. No segundo, Miguel é o anjo da morte, levando a alma de todos os falecidos para o céu. Neste papel, na hora da morte, Miguel desce e dá à alma uma chance de se redimir antes da morte, atrapalhando assim o diabo e seus asseclas. As orações católicas em geral se referem a este papel de Miguel.

No terceiro papel, ele mede as almas numa balança perfeitamente equilibrada (daí o motivo de ele ser também muitas vezes representado segurando uma balança).

Em seu quarto papel, São Miguel, o patrono especial do povo escolhido no Velho Testamento, é também o guardião da Igreja. Era comum o anjo ser reverenciado por ordens militares de cavaleiros durante a Idade Média. Este papel também se estende a ser o santo padroeiro de numerosas cidades e países.

O catolicismo romano inclui ainda tradições como a Oração de São Miguel, que pede especificamente que os fiéis sejam defendidos pelo santo. O Terço de São Miguel Arcanjo é composto por nove saudações, uma para cada ordem angélica.

São Miguel Arcanjo - Arcanjo e "Príncipe da Milícia Celeste"
Festa litúrgica - 29 de setembro
Atribuições - Escudo ("Quit ut Deus"), Lutando contra o Dragão
Padroeiro - Santa Igreja Católica Apostólica Romana


São Miguel Arcanjo - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página